Tire o trabalho remoto de letra

Publicado por erivaldocarneiro em

Para quem leu o artigo “Eu tô de home office, e agora? Parte I”, aqui está a Parte II.

Para quem acabou de chegar, no Parte I, que pode ser lido aqui, dei algumas dicas para ser mais produtivo no trabalho remoto. Ele, assim como esse aqui, é um apanhado das estratégias de desenvolvi durante a escrita da tese de doutorado. Em termos comparativos as estratégias de atuação são iguais. Exige de nós uma série de cuidados para a produtividade não se perder.

Gerencie o uso de redes sociais

No mundo de hoje somos todos hiperconectados. As redes Facebook, Instagram, LinkedIn e o Whatsapp podem ser uma distração fácil. Eram um desafio para mim.

Uma das formas encontradas para me manter focado nas atividades foi organizar horários, o número de vezes que eram checadas e o tempo máximo que eu poderia estar nelas. De deu certo boa parte das vezes que essa estratégia foi usada.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Escolha os horários que as redes sociais serão checadas. Para os que estão começando no trabalho remoto em tempos de Corona, incluam logo, de cara, esse hábito na rotina de vocês.

Mas, se você, realmente não consegue montar esse horário para as redes sociais, eu sugiro deixar o celular o mais longe possível de suas mãos. E, em último caso, excluir os apps do celular, se você perceber que a situação está fugindo de seu controle. Eu fiz isso durante um tempo da escrita. Funcionou.

O horário para o cafezinho está liberado

O cafezinho é uma tradição em todas as empresas. Todo mundo ama. E eu também!

E claro, não é porque estamos em casa que vamos nos privar de tomar o nosso cafezinho. Sempre que tinha um tempinho ou precisava reorganizar as ideias, eu levantava da cadeira e ia até a cozinha tomar um café ou fazer um chá. Continuo fazendo isso no escritório e vou continuar fazendo aqui em casa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A hora do café pode ser um ótimo momento para responder o zap de Mainha, que deve estar preocupada com nossa saúde, saber como vai o crush, falar com os amigos de trabalho e por aí vai… É um momento seu. Aprecie sem moderação.

Só uma coisa. Já deixe tudo prontinho, previamente, para não gastar tempo demais nos cafezinhos. No escritório a gente já encontra tudo pronto e em casa é nossa responsabilidade o preparo do café. Não desperdicemos energia.

Então, se você ainda não tomou um cafezinho, levanta da cadeira e vai lá. Aproveita e já segue o próximo conselho. LEVANTE E ALONGUE! Dá pra fazer os dois ao mesmo tempo? Dá. Quem é Newton na fila do pão? Nesse caso, dois corpos ocupam sim o mesmo espaço.

Levante e alongue

…e ao sentar, mantenha a espinha e a postura ereta

Em muitas empresas existem serviços de alongamento, massagem, meditação e outros benefícios que procuram diminuir a tensão dos funcionários. Quando estamos fazendo home office, umas das desvantagens é ficar sem esses “mimos” corporativos. O trabalho por si só, por mais que a gente ame o que faça, sempre vai ser uma fonte de tensão.

Quando estamos em home office, e ainda mais no contexto que estamos, elas tendem a aumentar. Se for marinheiro de primeira viagem, aí a coisa ficar pior.

Um outro aspecto a ser considerado é a ergonomia dos móveis de nossas casas. Eles não foram preparados para o trabalho. Se este for seu caso, sugiro que você faça se levante mais vezes para se alongar.Pode parecer bobagem essa história de ergonomia. Não é. Faz muita diferença.

Se em sua casa está adequada no quesito ergonomia, ótimo. Já sabe o que fazer. Levantar e alongar o maior número de vezes possíveis. Se não está, faça o que deve ser feito mais vezes ainda. A sua musculatura vai agradecer a gentileza. E suas costas, também.

Mainhas e painhos, a criançada pode ser incluída neste momento de cuidado e afeto. Certeza que irão amar. E se divertir com vocês.

Mantenha água perto de você. E beba, é claro!

Hidratação é tudo. Beba água a todo momento.

Estamos em casa e em nossa geladeira sempre tem água geladinha. Então capricha na água. Para facilitar a vida deixo minha garrafinha de de água na mesa do escritório aqui de casa. É automático. Eu vejo a garrafa, bebo água.

Caso você tenha esquecido sua garrafa de colocar água no escritório, leve a garrafa da própria geladeira para perto de você. Só não vale é ficar sem beber água.

Como a gente tá em casa, vale até uma incrementada na água. Saborizar com frutas e folhinhas vai deixar a água muito mais fresca e deliciosa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ah, para os painhos e mainhas que estão com as crianças em casa, uma ótima forma de integra-las ao contexto do home office é pedir que entre uma brincadeira e outra, elas lembrem vocês de beber água. Crianças são ótimas para fazer lembretes aos adultos. Faz o teste e me fala depois como foi?

Por fim…

O mundo não vai se acabar (ainda), fica calmo.

Um dia o mundo se acaba, mas não vai ser dessa vez.

Por fim, esse é minha última dica. Mantenha a calma e siga a vida da melhor maneira que você puder. O momento é cuidado conosco e com o próximo. A empatia precisa ser exercitada como nunca. Nossos ombros precisam ser abrigo para nossa família, para nossos amigos, para nossos colegas de trabalho que assim como eu e você, também estão em casa, sem contato com o mundo lá fora. Tudo vai ficar bem. Garanto!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nota mental:Quando tudo isso passar, meu primeiro decreto vai ser voltar para a Chapada dos Veadeiros.

Essa lista de conselhos não tem a pretensão de ser a melhor ou a lista definitiva. Ela é um compilado de minhas vivências. Espero que ajude vocês, de verdade. Caso você teve preguiça de ler esse artigo e não leu o outro ou leu os dois e chegou até aqui, cata o resumão:

 1 – Você não está de folga ou férias

2 – Tenha um lugar fixo para trabalhar

3 – Mantenha a sua rotina diária

4 – Se arrume como se fosse trabalhar

5 – Use o seu crachá

6 – Combine reportes com o seu gerente

7 – Gerencie o uso de redes sociais

8- Horário para o cafezinho está liberado

9 – Levante e alongue

10 – Mantenha água perto de você. E beba, é claro!

Sobre o autor:

Baiano de Riachão do Jacuípe, sou aspirante a escritor, sou Mestre e Doutor em Administração, amo comer acarajé, sei fazer moqueca e chamo minha mãe de Mainha. Ah, também curto demais orientar trabalhos científicos ou que de alguma forma tenha relação com a academia.

Pensando em ajudar quem está começando a carreira acadêmica ou já está nela e quer discutir sobre o assunto, eu criei um Canal no Telegram sobre Mentoria Acadêmica, no qual dou dicas de metodologias e outros assuntos relacionados ao mundo acadêmico.

Vocês também podem me achar no Instagram e Linkedin.

E caso queiram ler a minha tese, basta clicar aqui!


erivaldocarneiro

Oi, eu sou Erivaldo Carneiro. Se quiser, me chamar de Eri, tá tudo certo. Sou um aspirante a escritor e em breve você poderá me ler em qualquer banca de rua entre carregadores de celular, revistas vencidas e cigarros baratos. Gosto de falar sobre tudo, mas a minha paixão é pela Metodologia Científica. Ela já salvou minha vida. Pode salvar a sua. Também.

0 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: