O Mundo Assombrado pelos Demônios Salvou meu Primeiro Ano do Mestrado

Publicado por erivaldocarneiro em

O ano de 2013 foi um dos mais difíceis. Foi o ano que tive o mundo assombrado pelos demônios. Na época eu era gerente de relacionamento de clientes alta renda. Então, conciliar o trabalho com o sonho do Mestrado foi um grande desafiado. Da mesma forma que o trabalho me exigia, as disciplinas queriam minha alma em troca da nota.

Várias vezes, indo para a aula, de ônibus, me questionei o que estava fazendo com minha vida. Antes de mais nada, era muito masoquismo chegar cansando e ainda enfrentar aquela segunda jornada. Igualmente eu poderia estar dormindo, descansando do dia de trabalho, encontrado amigos, fazendo qualquer outra coisa que não fosse estar numa sala. Mas preferi estar estudando.

Toda quinta e sexta, à noite, tinha aula. Aos sábados, de manhã, também. Eram as aulas de Metodologia Científica. Por isso eram as minhas favoritas.

Discussões muito boas. Assim, valia à pena estar lá.

Dessa forma, foi nas aulas de sábado que surgiu meu interesse por Metodologia Científica.

Quando fui apresentado a Carl Sagan

Antes de mais nada, toda semana tinham leituras obrigatórias e leituras optativas. Logo na segunda aula, salvo engano, a Professora indicou a leitura de uns 8 capítulos do livro para discussão em sala.

Esse livro era “O Mundo assombrado pelos demônios” e então eu conheci Carl Sagan.

Fonte: Cia das Letras

Saí da aula direto para a Livraria Cultura da Paulista para comprar o livro. Uns colegas até acharam o pdf, mas preferi fazer minha jornada de leitor.

Sou desses que ama livros de papel.

Ainda lá mesmo, o livrou começou a ser devorado. Posteriormente, após uns 15 dias ele estava lido e fichado. Nesse meio tempo, alguma coisa aconteceu comigo. E uma pessoa (nesse caso eu) com novos horizontes abertos surgiu.

A redescoberta do Mundo Assombrado de Carl Sagan

Recentemente, fuçando umas pastas antigas, encontrei o fichamento que fiz da obra e por isso, resolvi compartilhar com vocês alguns pontos que chamaram minha atenção. Portanto, espero que faça sentido para você e caso ainda não tenha lido, fica a recomendação de leitura.

carl sagan soprando um dente de leão -  mundo assombrado pelos demônios
Carl Sagan soprando um dente de leão – O mundo assombrado pelos demônios

De antemão, aviso que não tem spoilers. Portanto, pode seguir sem medo!

Vamos aos meus highlights?

A evolução da Ciência no Mundo Assombrado pelos Demônios

A Ciência tem sua essência nos experimentos. Eles geram teorias no momento em que são testados. Por fim, são retestadas até encontrar o ponto de ruptura.

Os experimentos controlam a Ciência. Sem experimentos não tem Ciência.

A construção e evolução da Ciência foi e é feita com a quebra de paradigmas e do questionamento de verdades antes inquestionáveis.

O equilíbrio entre o ceticismo e credulidade são os ingredientes que desenvolvem a humanidade em todos os sentidos. Antes de tudo, ele vai desde condições essenciais de vida material até a proteção das garantias e direitos individuais.

Quando somos crianças, a Ciência oferece a possibilidade de explorar novos mundos.

Pai lendo para seu filho bebê

A Ciência é autocorretiva e por ter margem de erro (para mais ou para menos) e igualmente possibilita a calibragem da nossa confiança no que imaginamos conhecer.

Ciência, Política, Democracia e um Mundo Assombrado pelos Demônios

A Ciência dá poder e combate diretamente os misticismos e o charlatanismo. Isso ocorre por conta do livre debate que a Democracia estimula.

A Ciência permite correções ao longo do caminho.

A Ciência como bandeira dá maior autonomia aos países e solidifica Democracias.

Tanto a Ciência quanto a Democracia são imperfeitas. Mesmo assim, são os melhores direcionadores da boa convivência entre os seres humanos.

Ou seja, elas estão em constante evolução e aperfeiçoamento.

Pessoa votando em uma urna tradicional representando o direito ao voto em uma democracia e o mundo assombrado pelos demonios
Pessoa votando em uma urna tradicional representando o direito ao voto em uma democracia e o mundo assombrado pelos demônios

Em 1996, as pseudociências já estavam ganhando mais relevância do que a Ciência. Os negacionistas já estavam dando as caras e já ameaçavam colocar Democracias em perigo.

Fonte: Revista Piaui

A Ciência e os Cientistas precisam se comunicar melhor

A divulgação da ciência é falha e muitas vezes a torna inacessível.

Os textos científicos são desinteressantes e isso dificulta a popularização da ciência.

a ciência tem que ser interessante para evitar o mundo assombrado pelos demônios
A ciência tem que ser interessante para evitar o mundo assombrado pelos demônios

Por isso estou aqui, para tentar fazer a Ciência parecer mais fácil!

A popularização da ciência e tecnologia é uma forma de democratização do conhecimento e, portanto, os meios de comunicação em massa podem ser protagonistas nesse processo.

A Ciência deve ser acessível a todos

Todos nós podemos fazer ciência. Muito simples. Querem ver?

Todas as vezes que testamos as nossas ideias, estamos fazendo Ciência.

A Ciência pode e deve ser fonte de espiritualidade, especialmente quando o ser humano reconhece seu lugar na imensidão do universo.

Não sabemos nada se comparado a tudo que existe.

imagem do céu estrelado representando a vastidão do universo no mundo assombrando pelos demônios
Imagem do céu estrelado representando a vastidão do universo no mundo assombrando pelos demônios

Sagan reconhecia que somos pequemos diante da vastidão do universo e das coisas que ainda existem para serem descobertas.

Os Cientistas devem assombrar os demônios

O sucesso da Ciência ocorre pela capacidade de evolução que ela apresenta e os cientistas são responsáveis por isto.

Fonte: Opera Mundi

O cientista deve se questionar e antecipar perguntas que podem abrir margens para refutação de suas teorias.

O Cientista deve ter o espírito aberto a receber e aceitar críticas com humildade.

As aprendizagens precisam ter mais significados para o conhecimento ser construido nas sociedades.

Se Sagan tivesse escrito o livro hoje, iria dizer que o conhecimento deveria ser acessível assim como são os smartphones.

Se Sagan tivesse escrito o livro hoje, iria dizer que o conhecimento deveria ser acessível assim como são os smartphones.

O Mundo Assombrado Pelos Demônios foi escrito ontem

O livro que li em 2013, lançado em 1996, parece ter sido escrito dia desses. Ele já tem 24 anos de vida. O pessimismo realista que povoava a cabeça do autor lá nos anos 90 parece estar se materializando nos dias que estamos vivendo.

A leitura do “O mundo assombrando pelos demônios” foi um exercício de pensamento crítico que não imaginava fazer logo naquele primeiro mês de aula. No começo foi difícil pegar o ritmo da leitura.

Muitas vezes achei que não conseguiria acompanhar o pensamento de Mr. Sagan. Muito do que sou hoje, tem uma contribuição daquela livro de 500 páginas.

Lembram do artigo que eu falei que a gente só consegue lutar contra o que conhecemos? Meu mundo desde então, ficou assombrado pelos demônios. Eu sabia com quem eu estava lutando.

Espero que tenham gostado das minha anotações. Tem alguma que você não concorda com o pensamento do autor? Fala mim. Qual foi seu pensamento favorito? Se você já leu, como foi sua experiência?

Processando…
Sucesso! Você está na lista.


erivaldocarneiro

Oi, eu sou Erivaldo Carneiro. Se quiser, me chamar de Eri, tá tudo certo. Sou um aspirante a escritor e em breve você poderá me ler em qualquer banca de rua entre carregadores de celular, revistas vencidas e cigarros baratos. Gosto de falar sobre tudo, mas a minha paixão é pela Metodologia Científica. Ela já salvou minha vida. Pode salvar a sua. Também.

0 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: