13 palavras para você entender tudo (ou quase) sobre mudanças climáticas

Publicado por erivaldocarneiro em

As mudanças climáticas estão entre nós. Melhor, já estamos sentido na pele os reflexos e a gente nem precisa ir muito longe para perceber que algo diferente está acontecendo no clima. Por isso, não é novidade vermos, no noticiário, tempestades cada vez mais poderosas, secas mais prolongadas e ressacas cada vez mais violentas nos mares.

Ocorrência “fora de época” ou mesmo não registrada anteriormente de furacões, tufões e queimadas passam a fazer parte da rotina de diversos países. É o novo normal!

E pasmem, quase todas estas ocorrências são reflexos da atividade humana, que desde a revolução industrial vem fazendo a temperatura da Terra aumentar. Portanto, a emissão de gases que aumentam o efeito estufa no planeta causada pela queima de combustíveis fósseis vem aumentando cada dia mais.

Tudo isso, em nome do desenvolvimento econômico e da manutenção do estilo de vida baseado no consumo. Do mesmo modo, a situação está tão complicada, que os cientistas já alertaram que não se trata mais de uma mudança climática. Portanto, estamos falando de uma crise sem precedentes. De uma emergência climática.

Não existe outro planeta
Fonte: Photo by Markus Spiske on Unsplash

Precisamos popularizar as discussões sobre mudanças climáticas

Mais do que nunca, precisamos colocar essa pauta nas discussões de família, nos grupos do WhatsApp, no happy hour, ainda que virtual por causa do COVID-19. Portanto, precisamos trazer para o mundo real as discussões, que na nossa cabeça, só devem ser feitas pelos cientistas que estudam clima.

Ao mesmo tempo, sinto muito informar a você que a emergência climática já deveria ter entrado na pauta do dia há muito tempo. Quando era mudança climática. Estamos atrasados.

Fonte: Heineker

Você :

– Tá! Ok, eu não sei nada sobre isso.

Eu:

– Ótimo, eu posso te ajudar. Para discutirmos e falar sobre a emergência climática, precisamos ter um conhecimento mínimo. Vamos aprender um pouco?

Você:

– Só se for agora!

Emergência Climática X COVID-19

Ainda não foi comprovada a existência da relação direta entre o COVID-19 e as mudanças climáticas. Contudo, temos experimentado nos últimos dias uma amostra grátis do que o futuro poderá ser com os problemas climáticos.

Os próximos confinamentos, poderão ser por conta de problemas causados pela crise climática. Por isso, podemos considerar que já estamos em treino para as consequências que a emergência climática podem trazer num futuro bem próximo.

Antes de mais nada, o cenário que se desenha para o futuro é tão ou mais perigoso quanto o que estamos vivendo neste momento de pandemia.

Enfim, a notícia positiva no que diz respeito ao COVID-19 e mudanças climáticas é que com a queda na atividade econômica global, as emissões de gases do efeito estufa reduziram em muitos lugares. Vamos ver?

Leia as próximas duas informações com se fosse um locutor.

Você vai sentir como se fosse mais real.

– Na China, epicentro da pandemia, as emissões de CO2 diminuíram 25%;

– Em Nova York, as emissões de monóxido de carbono oriundas de automóveis diminuiu 50% em comparação ao ano passado durante o lockdown.

Mas tenho uma boa notícia. Podemos mudar o cenário, começando pela difusão de informações. Portanto, pensando nisso, resolvi fazer este ArtiGlossário (é uma mistura de Artigo com Glossário) com muito carinho e nele tem um compilado de palavras e expressões que costumeiramente circulam nas notícias, webinars e toda forma de comunicação sobre emergência climática.

Tem muita coisa boa acontecendo por aí. Então, muita informação circulando pela rede. Do mesmo modo, você precisa apenas estar dispostX a aprender. Bora lá?

Ação climática 

Ações tomadas por um indivíduo, organização ou governo para reduzir ou neutralizar a emissão de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa. Do mesmo modo, estas ações procuram limitar o efeito do aquecimento global no clima da Terra. Portanto, esta expressão representa o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 13 – ODS 13. Caso queira saber mais, leia aqui.

ODS 13 - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos
Fonte: ONU

Aquecimento global

Ação decorrente da mudança climática causada pela ação do homem e tem causado o aumento da temperatura da Terra.

Credit: via Agora/ Jam Press
Fonte: Via Agora / Jam Press / Instagram @thaibana.vn

Para se ter uma ideia, o mês de março de 2020 foi o mais quente desde quando se faz a medição. Tá duvidando? Olha aqui!

Uma dica: Não confunda aquecimento global com mudança climática.

Mudança climática

É um termo amplo, que vinha sendo utilizado para se referir às variações de temperatura, intensidade das chuvas e eventos climáticos extremos, como furacões e ondas de calor.

cenário de seca
Fonte: Via Agora / Jam Press / Instagran @kkoresh

A má notícia é que os cientistas já anunciaram que não se trata mais apenas de mudança climática. O termo mais adequado para a situação que chegou é emergência climática.

Emergência climática

Palavra do ano eleita pelo Dicionário Oxford

Word of the year 2010
Fonte: Dicionário Oxford

Situação em que é necessária uma ação urgente para reduzir ou interromper a mudança climática e evitar danos ambientais potencialmente irreversíveis resultantes dela.

Crise climática 

Situação caracterizada pela ameaça de mudanças altamente perigosas e irreversíveis ao clima global.

Efeito estufa

Fenômeno natural que mantém a terra aquecida. Em síntese e teoria ele é importante. O problema é o seu crescente aumento, causado pelo aumento das emissões gases na atmosfera, decorrentes da queima de combustíveis fósseis.

Fonte: Photo by Patrick Hendry on Unsplash

Eco-ansiedade 

Extrema preocupação com os danos atuais e futuros ao meio ambiente causados pela atividade humana e pelas mudanças climáticas. Embora tenha os mesmo sintomas da ansiedade clínica, ainda não é considerada um transtorno mental.

Bottom Socorro Terra
Fonte: Nacional Museum of American History

Ecocídio 

Destruição do meio ambiente causada pela ação humana de forma proposital ou por negligência. Para ter como exemplo da utilização da palavra, existe uma campanha legal para tornar crime de atrocidade no Tribunal Internacional.

Desastre ecológico - fogo
Fonte: Photo by Marc Szeglat on Unsplash

Portanto, o ecocídio poderá ser comparado com genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade. Nesse caso, os principais penalizados seriam pessoas individuais. Da mesma forma, aqui no Brasil, está em tramitação no Senado a previsão do crime de ecocídio na Comissão de Meio Ambiente.

Pegada de carbono

É a quantidade de carbono que foi emitida na atmosfera por uma pessoa ou empresa durante um dado período de tempo. Assim sendo, pode ser considerada, ainda, a emissão ocorrida durante o processo de produtivo de um determinado item.

Negação climática 

A rejeição da afirmativa de que a mudança climática causada pela atividade humana está ocorrendo ou que constitui uma ameaça significativa ao bem-estar humano e à civilização.

Negacionistas ou céticos do clima

Pessoas que negam a existência do aquecimento global e das mudanças climáticas são causadas pela atividade humana. Então, tais pessoas acham exagero falar de emergência e crise climática. Temos exemplos? Definitivamente, temos sim, senhor! Temos sim, senhora!

O presidente do Brasil, Jair Bolsonazi, juntamente com o presidente dos EUA, Donald Trump.

Aliás, esses dois aí formam o par perfeito. A tampa e a panela. O pé torto e o sapato roto.

O presidenten Jair Bolsonaro e o presidente dos EUA Donald Trump são exemplos de negacionistas do clima.
Fonte: Flirk

Acordo de Paris  

Acordo assinado em 2015, por 195 países em Le Bourget, na França, durante 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O designer que fez essa logo tão linda, deve morrer de ódio vendo o povo nem tá aí com o Acordo.

Acordo de Paris
Fonte: Nações Unidas

Antes de mais nada, neste acordo ficou previsto compromisso da manutenção da temperatura média da terra abaixo de 2°C em relação aos níveis pré industriais e garantir o empenho de no máximo aumentar a temperatura do globo em 1,5°C. Portanto, na visão dos governantes que assinaram o acordo na época, fazia total sentido pensar nessa meta.

Atualmente, os EUA estão fora do Acordo de Paris, com previsão de saída para este ano. Em síntese, sob a gestão de Trump, o país tem feito vários retrocessos, não só na agenda ambiental, como também social. Diria que o país é um inimigo do Planeta.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS

São 17 ODS, com 169 metas incluídas na Agenda 2030 e são o desdobramento dos Objetivos do Milênio, que formavam a Agenda 2020. Portanto os ODS engloba discussões de desenvolvimento social, econômico e ambiental.

O ODS 13 declara textualmente que todos devem combater as alterações climáticas.

Representação gráfica dos 17 ODS.
Fonte: ONU

Entender a emergência climática é praticamente um item de primeira necessidade para que todos nós tenhamos capacidade de enfrentar este problema que é real e está entre nós. Acredito muito, que ter informação acessível a todos é o começo de tudo.

Você sentiu falta de algum termo aqui? Conta pra mim aí nos comentários? Vamos juntos! Ainda temos o poder de fazer desse mundo um lugar melhor.

Eu sou Erivaldo Carneiro e acredito que podemos fazer da Terra um lugar melhor para TODES.

Pensando em ajudar quem está começando a carreira acadêmica ou já está nela e quer discutir sobre o assunto, eu criei um Canal no Telegram sobre Mentoria Acadêmica. Você entrar lá pelo link nos meus destaques. Lá, dou dicas de Metodologia Científica e outros assuntos relacionados ao tema.

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

erivaldocarneiro

Oi, eu sou Erivaldo Carneiro. Se quiser, me chamar de Eri, tá tudo certo. Sou um aspirante a escritor e em breve você poderá me ler em qualquer banca de rua entre carregadores de celular, revistas vencidas e cigarros baratos. Gosto de falar sobre tudo, mas a minha paixão é pela Metodologia Científica. Ela já salvou minha vida. Pode salvar a sua. Também.

0 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: