Você não precisa de um propósito de vida pra ser feliz

Publicado por erivaldocarneiro em

Disclaimer: Eu não tenho nada contra ter propósito. Sou apenas um despropositado.

Preâmbulo: Eu terminei a faxina do sábado exausto. A última que fiz com todo aquele cuidado foi três semanas atrás. Calma, não me julgue. Semanalmente eu dou um grau na casa, mas não com tanta energia, como é essa que fiz hoje.

Frases para nunca mais serem ditas:

Tenha uma vida com propósito!

Você precisa encontrar seu propósito!

Uma vida sem propósito é uma vida sem conquistas!

Não ter propósito na vida é uma coisa horrível!

Como assim, você não tem propósito?

O artigo acaba aqui!

Daqui em diante, leia por sua conta e risco. Contém altas doses de ironia.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Ouvi a primeira frase (tenha uma vida com propósito) pelo menos 500 vezes desde que o tema “Propósito” apareceu num passe de mágica em nossas vidas. As outras devo ter passado de relance e nem dei muita bola.

É como se, de repente, todas as pessoas descobrissem que não sabem o motivo de estar no mundo e todo mundo, da noite pro dia, precisasse ter propósito.

Coisa doida, não é?

Elas trabalham, pagam contas, tem relacionamentos de todos os tipos, são filhos, pais, mães e muitas outras coisas. Estas pessoas, do nada, começaram a sentir que vivem sem propósito.

E assim, surgiu o Vazio do Propósito em nossa sociedade.

Não sei se existe esse termo, mas se não existe, acabei de criar.

Poderia usar todo este espaço aqui para dizer que estou cansando de ouvir esse papo de propósito e de como ele pode salvar vidas. É quase um bombeiro moderno. Na verdade, estou exausto! E você, que ainda não achou seu propósito, também. Suponho.

Talvez você nunca ache, se isso te consola. Não faço ideia do que se alimenta ou como vive!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas vamos ao mundo real.

Desde que virou modinha, sim, todo mundo quer ter seu Buldogue Francês. Ops! Seu propósito.

Na verdade, desde que o marketing se deu conta que Vender Propósito, podia ser um bom negócio, as livrarias explodiram de livros. Os cursos de fim de semana, que como mágica iriam transformar a vida das pessoas, ficaram lotados de pessoas.

Todas num único PROPÓSITO. Encher o bolso dos escritores e palestrantes. Ops! Encontrar seu propósito! Na internet, listas e blogs, fecham o combo “Encontre seu propósito”!

Acho que temática até andou diminuindo nos últimos dois/três meses, desde que o assunto passou a ser Coronga Vairus e desemprego. Não se mantém o propósito sem trabalho, não é?

No nosso caso, o brasileiro, a incompetência da nação em gerenciar as crises, também tem ajudado a diminuir e avidez pelo assunto. Parece Cloroquina, mas é só tristeza. Nunca ter propósito fez tanto sentido.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

As maravilhas que a transformação digital ao som da marcha de Star Wars tem feito na vida das empresas e das pessoas. O quanto o trabalho remoto obrigatório tem sido o salvador das empresas, às custas de muita gente com problemas mentais e de coluna no futuro.

Topa Tudo por um Propósito! (Voz de Silvio Santos)

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

As pessoas, que ainda tem emprego e estão trabalhando de casa, sentem que trabalham mais. E pasmem (aquele emoji de boca aberta azul e amarelo), quem tem propósito e quem não tem, também, estão no mesmo barco.

Parece que o propósito não resiste a uma pandemia.

Até empresas com propósito belíssimos, veja só, estão demitindo pessoas. Vai ter que rever esse negócio aí, talkei?

Mas vamos voltar ao propósito…

Esta coisa que separa as pessoas felizes das infelizes, as com propósito das com despropósito (meu caso), de quem trabalha no que ama (meu caso) com as que trabalham no que paga os boletos (que nunca param de chegar) (meu caso).

Encontre seu propósito e nunca mais trabalhe. Vi numa frase de efeito.

Cruzes!

Parece um texto distópico. Mas não é! É real. É Vazio do Propósito e muita Positividade Tóxica do “Encontre seu propósito” separaramdo as pessoas em dois grupos. E um deles, pode ter certeza, tá lotado de gente frustrada por não ter propósito. Um fenômeno mental, diria até.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Quem fala isso nem sou eu! É toda essa bibliografia sem validação científica que circula por aí. Esse monte de caça níquel pretensiosos por te ensinar como achar o propósito.

E mais ainda, as empresas compraram essa ideia de propósito, como se isso fosse a salvação de todos os problemas que existem dentro de sua estrutura.

Investem em treinamentos para falar de?

Isso mesmo! Propósito. Eureka! Pessoas TRANS(TORNADAS)FORMADAS!

Mas aí a teoria não casa com prática. O propósito não casa com as ações das pessoas no dia a dia. Homofobia, racismo, trabalho escravo na cadeia de suprimentos, falta de equidade de gênero.

Tudo isso parece não existir quando “temos um propósito”.

Aí é que a dark face do propósito começa a aparecer e Vazio do Propósito aparece nas pessoas. Aos quatro cantos, o anúncio do propósito é feito. É uma cortina de fumaça. Engana a todos, até ao Deus Mercado!

Meu Deus, e agora, EU NÃO TENHO PROPÓSITO!?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Se até as empresas tem propósito, você também precisa ter! Já vi esse filme na minha cabeça…

A maioria das pessoas que eu conheço e tem o propósito declarado está alinhado ao trabalho. Ou seja: O propósito é o trabalho.

Nada contra nem a favor. Apenas um Deus me defenda!

E a pergunta sumária: Desde quando propósito e trabalho são a mesma coisa? Conceitualmente são coisas bem diferentes.

Não quero entrar nesse mérito conceitual e epistemológico. Mas estão lá, querendo enfiar na nossa cabeça a necessidade de propósito com o trabalho.

E a gente começa a pirar. Ao nosso redor, somente pessoas que estão com seus propósitos na ponta da língua. Iluminadas! É de dar inveja!

Viver é melhor que ter propósito

Não tem propósito que dê conta, quando a sua escolha é ser autêntico e genuíno em suas ações. Vá ver que isso até pode ser propósito. Mas prefiro não vincular a minha natureza a um carimbo de “EU TENHO MEU PROPÓSITO”!

Enquanto você fica no desespero por procurar o tal propósito, a vida vai acontecendo. E você não é gato pra ter 7. Você tem apenas UMA!

Viver é trafegar por uma estrada sem mapa. Não tem roteiro. Estamos aqui hoje e amanhã não mais. Acredito que encontrar o propósito é algo natural e não uma coisa que pula na nossa frente como uma janela de pop up. Demanda tempo e auto conhecimento!

Para te fazer pensar mais um pouco:

Como explicar para as pessoas que não tem o que comer que ela precisa ter propósito na vida?

Qual seria o propósito de uma pessoas que acorda às 4:00 da manhã para pegar 2 horas de trânsito para limpar o chão e servir café pros bacanas?

Eu realmente tenho dificuldade em internalizar esses tópicos de boutique e que no fim parece muito mais uma jornada egoísta e de auto promoção (sem generalizar, é claro).

Vamos pegar leve com as pessoas sem propósito. Talvez esse seja o propósito. Não ter propósito, só para ir contra o mainstream. Esse Sou Eu!

E você, já achou seu propósito de vida? Como foi? E quem não achou? Como anda a busca?

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

erivaldocarneiro

Oi, eu sou Erivaldo Carneiro. Se quiser, me chamar de Eri, tá tudo certo. Sou um aspirante a escritor e em breve você poderá me ler em qualquer banca de rua entre carregadores de celular, revistas vencidas e cigarros baratos. Gosto de falar sobre tudo, mas a minha paixão é pela Metodologia Científica. Ela já salvou minha vida. Pode salvar a sua. Também.

0 comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: