Como você pode ajudar a combater o aquecimento global

O combate aos riscos climáticos diz respeito, também, às nossas escolhas enquanto seres humanos em sua individualidade e como estas impactam o meio em que vivemos.
Mais ainda, como as escolhas se relacionam com o meio ambiente, com os nossos vizinhos e até mesmo com os nossos governos.
Eu sei, governos em geral, a gente não pode contar. Quero te dizer, que infelizmente para que a nossa ação individual, como pessoa física, tenha algum efeito, precisamos dos governos.
E eu, pessoa física, como posso ajudar?
A primeira coisa que devemos pensar é em reduzir a pegada de carbono de nossas atividades. Já expliquei como isso pode ser feito e o que significa em outro artigo!
Também podemos mudar nosso comportamento no que diz respeito à forma como comemos, principalmente carne bovina, o padrão de consumo, a forma como viajamos a trabalho e por aí vai…
Estamos no meio de uma pandemia, que parece não ter fim no Brasil.
Parece cloroquina, mas é só tristeza.
Gosto muito desse mapinha que a Nasa fez um tempo atrás, comparando a emissão de gás metano entre os animais, incluindo os humanos. Só para você ter uma ideia, o metano e 20 vezes mais problemático do que o CO2.
Adivinha quem é o maior vilão da emergência climática? A carne bovina que botamos no prato.
Embora os dados do infográfico sejam de 2009, a referência a cada uma das atividades reflete algo que todos sabemos. A pecuária bovina é a grande vilã! Adivinha onde está a grande produção de carne brasileira? Na Amazônia!
A agropecuária bovina, segue ocupando o posto de vilã. Por isso, movimentos como a Segunda sem Carne cada vez mais tem ganhado adeptos ao redor do mundo. Até Paul McCartney segue essa tendência mundial. Olha só cara dele nos convidando a aderir ao movimento?
Todos nós, os que possuem algum poder de escolha, pautada pelo poder econômico, podemos e devemos rever a forma como consumimos. Só para lembrar, tem gente, que neste momento, não tem o que comer.
E aí, você deve estar pensando “o que eu tenho a ver com essa história” de reduzir a temperatura da Terra?
Tudo!
Para começar, é preciso que pensemos em formas de reduzir a pegada de carbono do que é produzido e consumido. Parece óbvio, mas para muita gente, não é. Escolher produtos que consumiram menos recursos na produção já é uma forma de reduzir a pegada.
Parece uma coisa difícil, mas se você reparar, não é.
Uma das formas, por exemplo de ajudar a reduzir a temperatura da Terra, é cobrando do Governo Genocida de Bolsonaro, que tem como Ministro do Meio Ambiente a pessoa menos indicado para o cargo, cumprir o Acordo de Paris.
Bolo Cremoso de Fubá
Ingredientes
- 2 copos (americano) de açúcar
- 1 copo (americano) de fubá
- 3 ovos
- 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de margarina
- 3 copos de leite
- 1 pacote de 50 g de queijo ralado
- 1 colher (sopa) de fermento
Modo de fazer
- Bata tudo no liquidificador.
- Leve ao forno médio, preaquecido, por aproximadamente 40 minutos, ou até dourar.
… porque só fala de COVID e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas.
2 comentários
Lutigard Lima · 12/02/2020 às 22:22
Sustentabilidade com uma pitadinha de politica. Já que são assuntos correlacionados. Né não ?
Parabéns !
erivaldocarneiro · 12/02/2020 às 22:34
Sim, Lut! Até pq, sustentabilidade é sobre política! Valeu pelo carinho do comentário!